TOXICIDADE DAS TINTAS

 

tinta-acrilicaA toxicidade das tintas é sempre esquecida pelos incautos cheios de criatividade. Em geral tem-se como tóxica a tinta a óleo e como inócuas as tintas acrílicas, guache e aquarelas. A tinta acrílica não é inofensiva como se pensa e nem a tinta a óleo é a vilã do pedaço.

Há dois componentes básicos nas tintas: o pigmento e o aglutinante.

Muito1191443659222_bigphoto_0s pigmentos são tóxicos ou irritantes para pele e mucosas. São mais ou menos refinados e mais ou menos puros, de acordo com o tipo e qualidade da tinta. Como exemplo de pigmentos tóxicos podemos citar os que são a base de chumbo, cobalto, cádmio, cromo, entre outros. Apenas o uso do chumbo em tintas, no Brasil, é regulado por lei – 11.762, que limita sua concentração a 0,06%:

Art. 2o É proibida a fabricação, comercialização, distribuição e importação dos produtos referidos no art. 1o desta Lei com concentração igual ou superior a 0,06% (seis centésimos por cento) de chumbo, em peso, expresso como chumbo metálico, determinado em base seca ou conteúdo total não volátil.

iron_oxide_pigments

Os componentes tóxicos das tintas só provocarão doenças se forem inalados, ingeridos ou absorvidos pela pele e mucosas. Os artistas costumavam preparar suas próprias tintas e, para isso, manipulavam o pó que acabavam por inalar. O uso de tintas já prontas elimina o problema da inalação do pó, mas se sujar as mãos com as tintas, mesmo com as aquarelas, você corre o risco de absorver um pouco do pigmento e/ou aglutinante. Os danos à saúde, entretanto, só ocorrerão se o uso descuidado for por longo tempo (meses ou anos) ou se a quantidade absorvida for muito grande.

pinceis-2O aglutinante é outro problema. O óleo de linhaça usado atualmente nas tintas a óleo não é tóxico, pois o seu processamento elimina os componentes nocivos. Antigamente os artistas usavam o óleo cru, extraído a frio, por isso era tóxico. Entretanto, há um péssimo hábito de se usar solventes inorgânicos para limpeza de pincéis e das mãos. Tais solventes são altamente voláteis e tóxicos. Mas o que a maioria não sabe é que são absolutamente dispensáveis. Basta que se mantenha os pincéis mergulhados em óleo de linhaça enquanto se trabalha. Para limpá-los, é só mergulhá-los em óleo de linhaça, retirar o excesso com um trapo e lavá-los com água e sabão. De quebra você consegue conservar mais tempo o seu pincel, pois o solvente resseca os pelos e os torna quebradiços. O óleo, ao contrário, os mantém macios. O único inconveniente é o preço maior do óleo de linhaça, mas como “sua saúde não tem preço”, isso é insignificante.

A tintagato-final-pastel acrílica, tida como inofensiva, na verdade, é bastante tóxica. Seu aglutinante é um polímero sintético altamente volátil, o que faz com a tinta seque rapidamente. Nesse processo, tais polímeros são inalados, portanto, ao usá-la, mantenha o ambiente bastante ventilado. Nunca use essa tinta em ambientes fechados.

barras_pastel-3As tintas deveriam trazer em seu rótulo o grau de sua toxicidade, mas não há uma regulamentação nesse sentido, no Brasil. Sempre procure tais informações e, se não as encontrar, mude de marca. A falta de conhecimento sobre a toxicidade das tintas representa um sério risco para a saúde, pois as pessoas se tornam descuidadas e deixam até crianças usarem o produto. Nem mesmo as tintas escolares possuem sua composição ou toxicidade claramente estampada nos rótulos das tintas brasileiras. Ainda temos o problema do descarte das tintas que estragaram ou se tornaram inservíveis e dos solventes inorgânicos usados. Não devem ser descartados nem na rede de esgotos e nem no lixo, mas, novamente, no Brasil não há alternativas razoáveis.

guacheRecomendações:

Sempre trabalhe com tintas em ambientes ventilados; evite sujar as mãos e, caso isso ocorra, lave-as bem com água e sabão; caso tenha que manusear pincéis sujos para lavá-los, use luvas; se for usar solventes, evite os compostos derivados de petróleo; procure saber sobre os componentes das tintas que usa no site dos fabricantes; para as crianças, prefira lápis de cor ou giz de cera se tiver dúvidas quanto à qualidade da tinta.

Observação

Recebi uma pergunta por e-mail de Vitor Zuntini e, como achei que poderia ajudar alguém mais, transcrevo a pergunta e a responta a seguir:

Olá boa tarde tudo bem? Sou o Vitor, tenho 22 anos e sou profissional na área de comunicação visual.
Estive fazendo uma pesquisa sobre os malefícios das tintas que podem causar.
Pois bem achei seu contato e estou muito preocupado, pois comecei a trabalhar com 13 anos, sendo assim, fazem 9 anos que tenho contato direto com uma, que são chamada de eco solvente em um ambiente que possui ventilação mas ainda é um pouco abafado o recinto, eu queria saber quais os risco eu corro? (É uma máquina de impressão digital que faz adesivos) e qual profissional posso procurar pra me auxiliar se posso sofrer alguma coisa no futuro, desde já muito obrigado fico no aguardo
Boa noite Vitor.

Embora o eco-solvente seja mais brando que os solventes mais agressivos, ele é composto por etanol e acetona e provoca irritação e queimaduras nas mucosas, olhos e pele.
Exposição intensa ou prolongada a esses compostos podem afetar os rins, fígado e nervos.
Inalação constante pode provocar sonolência e tontura.
Num ambiente pouco ventilado, a solução é usar EPI adequado, incluindo a máscara própria.
Outra solução é usar exautores na área de trabalho.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Iriam Starling.

Sobre iriamstar

Sou ilustradora médica há mais de 30 anos. Formada em medicina com residência em cirurgia geral. Também formada em Artes Plásticas, além da pós-graduação em administração pública. Amo tudo que faço.
Esse post foi publicado em Ilustração Médica. Bookmark o link permanente.

155 respostas para TOXICIDADE DAS TINTAS

  1. Chahira disse:

    Olá, você teria alguma informação sobre as tintas sublimáticas, será que são tóxicas por se tornarem gás no processo de impressão?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Chahira.
      Essa é uma boa pergunta, pois as tintas sublimáticas são relativamente novas no mercado e foram desenvolvidas paralelamente à evolução dos equipamentos de impressão informatizados.
      Como toda tinta, elas são formadas por uma substância que lhes dão corpo, o veículo, e as que lhe dão cor, os pigmentos ou corantes, e ainda substâncias adicionais que lhes conferem características particulares.
      O veículo das tintas sublimáticas são resinas acrílicas, os corantes e pigmentos são os mesmos utilizados para outras tintas e entre os componentes adicionais temos os fenóis, que são substâncias voláteis e também tóxicas.
      Veja que algumas marcas, mais baratas, especialmente as importadas da China, além dos fenóis, elas usam metais pesados e outras substâncias altamente tóxicas na fabricação das tintas.
      Prefira marcas que se preocupam com o meio ambiente e usam água, no lugar de fenóis, não usam metais pesados ou outros aditivos restritos.
      Mesmo essas tintas são tóxicas, por conta da resina. Assim, valem as mesmas recomendações do meu artigo:
      Usar luvas, óculos e roupas de proteção para manusear a tinta. O ambiente deve ser bastante ventilado.
      Deve ter cuidado também com o descarte das embalagens. Elas não devem ir para o lixo comum, pois contaminam o solo e lençol freático.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  2. Silvia Monteiro disse:

    Que tipo de tinta posso utilizar com crianças que vão pintar a rua em frente de casa?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Silvia,
      A rua já é um lugar bem ventilado, o que é um problema a menos.
      Imagino que a área a ser pintada é grande, portanto, servem as tintas à base de látex ou mesmo as acrílicas.
      É quase impossível que as crianças não se sujem de tinta, logo, tenha o cuidado de que elas estejam usando uma roupa velha, pois certamente ficarão arruinadas.
      Outro cuidado é lavar bem as mãos com água e sabão após o trabalho concluído. Se for possível faça-as usar luvas, mas não se preocupe se isso não for viável. Um contato eventual com tintas não vai intoxicá-las.
      O maior problema está relacionado a artistas e outros profissionais que trabalham diariamente com tintas, sem a proteção adequada e num ambiente pouco ventilado.
      Então, leve a criançada para a rua e deixe-as se divertirem.
      Abraços.

      Curtir

      • Vitória Cardoso Brito disse:

        oi qual o grau de toxidade de porcelana ?

        Curtir

      • iriamstar disse:

        Olá Vitória.
        Não entendi sua pergunta. A porcelana não é uma tinta, embora muitas sejam pintadas.
        O processo de pintura da porcelana exige uma temperatura muito alta para que fique impermeável, de modo que é bastante segura.
        Abraços.

        Curtir

  3. Jorge disse:

    Posso usar tinta acrilica para pintar meu corpo inteiro?’

    Curtir

  4. Emerson Caio disse:

    Olá ! Tenho uma grande duvida , eu pinto já um tempo ,estou procurando fazer minhas próprias tintas devido as tintas pra pinturas em tela serem muito caras e pinto geralmente muito quadros grandes .Queria trabalhar com uma tinta que seja mais segura possível . Qual seria melhor acrílico ou óleo? O bom do acrílico que ele seca rápido isso seria favorável pra mim , você poderia me indicar pigmentos bons e base pra as tintas que fossem menos tóxicos e tivesse boa qualidade ? Ou se não tiver uma maneira segura de fazer tintas , quero fazer uma tinta de boa qualidade , mas me preocupo também com a saúde , seria de grande ajuda a sua indicação de matérias.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Emerson.
      Desculpe a demora em respondê-lo, mas tive uma semana muito atribulada.
      Para fazer suas próprias tintas com segurança, é necessário que as faça num ambiente bem ventilado e use máscara. Luvas também são bem-vindas. Evite pigmentos à base de metal pesado, especialmente o cromo, mercúrio, chumbo, entre outros. Os pigmentos ferruginosos são mais seguros.
      O medium acrílico, embora inodoro, é volátil, de modo que o óleo é mais interessante, desde que não use solventes para limpar os pincéis.
      Mais seguro que fazer sua tinta , é comprá-las prontas, pois as fábricas têm ambiente especial para produzi-las.
      As boas marcas trazem informações sobre toxicidade e resistência do pigmento na embalagem. Nunca use um produto falsificado ou uma marca desconhecida, que não traz muitas informações relativas à sua composição e segurança.
      Quando estava aprendendo a pintar, costumava fazer minhas tintas com cola branca, para madeira. A base dela é o polivinilpirrolidona, inofensivo nesse formato. Ela seca tão rápido quanto a tinta acrílica e, embora não tenha o mesmo brilho, é bastante razoável.
      A tinta látex também pode ser utilizada, mas suas cores são mais opacas e rebaixam quando secam, assim como o guache.
      Independente da tinta que for usar, lembre-se de tomar cuidado para não sujar a pele e sempre trabalhar num ambiente ventilado.
      Abraços e sucesso.

      Curtir

      • carlos disse:

        Olá eu também não sabia que sujar as mãos ao pintar não e recomendável muito boas suas dicas vou procurar o óleo de linhaça também

        Curtir

  5. No trabalho para o preparo das tintas (a mistura com a água )para a pintura das paredes de minha casa foi feito debaixo de pés de uva. Alguns cachos as uvas murcharam e apodreceram antes do tempo da colheita. As que resistiram podem ser consumidas?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Sra. Terezinha,
      Possivelmente sua videira foi prejudicada pelas tintas. Entretanto, não sei lhe dizer se as uvas restantes estão contaminadas ou não pelos elementos da tinta, a ponto de prejudicar a saúde das pessoas.
      Seria interessante você acessar a página do fabricante das tintas e verificar sua composição química. Veja se há metais pesados, medium acrílico ou produtos derivados de petróleo.
      Para cada cor que usou, a composição química é diferente.
      Se não tiver muitas informações no site, ligue para a empresa.
      Caso ainda persista a dúvida, é melhor não consumir as uvas.
      Abraços.

      Curtir

  6. Elaine disse:

    Olá!

    Muito bom o post.
    Estava procurando no Google pq já faz um tempo que não pinto e então ao terminar a pintura me senti meio mal, e então procurei saber um pouco sobre o assunto. E as tintas gouache e aquarelas tb são tóxicas?

    Super obrigada!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Obrigada Elaine.
      As tintas têm pelo menos 2 componentes básicos: o pigmento que lhe dá corpo, que pode ou não ser colorido e o aglutinante. No caso das aquarelas e do guache, o aglutinante são colas, que, em geral, são atóxicas. O solvente dessas tintas é a água, também atóxica. Restam os pigmentos.
      Para saber se os pigmentos das suas tintas são tóxicos, procure os nomes nas embalagens. Alguns pigmentos e anilinas são atóxicos, como o vermelho da colchonilha, por exemplo. Entretanto, é mais comum que os pigmentos de origem animal ou vegetal e atóxicos sejam menos estáveis, ou seja, desbotam mais rapidamente com a exposição à luz. Há pigmentos mais estáveis, como o vermelho de cádmio, mas são tóxicos. Infelizmente, os pigmentos e corantes derivados de metais pesados são mais bonitos e brilhantes, mas mais perigosos.
      A solução é ter cuidado para não sujar a pele com as tintas e nunca trabalhar em local mal ventilado.
      Com as devidas precauções, as tintas não lhe farão mal.
      O que costuma acontecer, é que as pessoas, sem saber do potencial tóxicos das tintas, não se importam em se sujar com elas; pegam em alimentos e esfregam o olho e a boca com as mãos sujas de tinta.
      Então, se habitue a usar avental e calce luvas para lavar os pincéis. Caso suje as mão com tinta, lave-as com água e sabão.
      Espero ter ajudado. Não deixe de pintar, apenas tome os cuidados necessários e divirta-se.

      Curtir

  7. Marina Gravina disse:

    Oi, que tinta posso usar para pintar brinquedos de madeira para meu neto de um ano?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Marina.
      Você encontrará várias marcas de tintas atóxicas para brinquedos. Basta pesquisar por “Tintas atóxicas para brinquedos” para encontrar os fornecedores na internet.
      Também vai encontrar tintas atóxicas nas lojas de material para arte e artesanato. Elas devem ter zero ou baixo índice de compostos orgânicos voláteis (COV).
      Em geral, as tintas vinílicas e à base de látex têm baixa toxicidade, mas novamente, alerto para que consulte os rótulos das tintas. Há algumas tintas à base de óleo que foram alteradas para serem atóxicas ou conter baixo índice de COV. Procure por selos da ABNT e ABRINQ nas embalagens.
      Não escolha marcas muito baratas, pois, em geral têm mais compostos tóxicos e tendem a descascar com maior frequência.
      As tintas devem ser aplicadas em camadas finas. Espere cada camada secar, para então aplicar a próxima.
      Será bom aplicar um selante ao final da pintura. Os cuidados para a escolha dos selantes são os mesmos que para escolha das tintas, ou seja, com zero ou baixo índice de COV.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  8. Hauajajja disse:

    Olá! Gostaria de saber: a tinta nanquim, que uso com bico de pena, é tóxica? Se é, como faço para me proteger da toxidade?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Hauajajja,
      Felizmente a tinta nanquim fabricada hoje é muito diferente daquela usada até o final de século XIX, quando William Henry Perkins desenvolveu (1870) corantes sintéticos para tintas. Até então o nanquim possuía pigmentos a base de metal pesado e muitos artistas adoeceram e alguns até morreram em decorrência de intoxicação.
      Atualmente o nanquim é feito com uma mistura de cânfora, gelatina e um pó conhecido como pó de sapato ou negro de fumo. Esse pó consiste de nanopartículas de carbono.
      Desta forma, a tinta nanquim é bastante segura.
      Mas fica aqui um alerta: sempre confira a composição das tintas que usa. Boas marcas não omitem essa informação nos rótulos.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  9. Olá. Tenho uma loja e no piso de cima meu vizinho trabalha com sublimação . Então desde que estou aqui a dois anos nunca senti um cheiro tão forte. ..insuportável de tinta. ..sinto como se estivesse fechando meus pulmões, fico com respiração curta cotiza direto. …resovi fecha as duas janelas que tenho élligo um ventilador direto pra porta
    Pois sofro de renite alérgica e urticaria. …o que devo fazer. ?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Simone,
      A primeira providência a tomar é ir a um médico para que ele possa fazer um diagnóstico do seu problema de saúde. Eventualmente seus sintomas podem não ter nada a ver com a empresa no andar de cima.
      Se, de fato, seus sintomas forem devido a hipersensibilidade ou alergia aos componentes da tinta, será necessário uma avaliação técnica do local para adotar uma solução adequada ao seu espaço físico.

      Curtir

    • Rubens disse:

      Trabalho com tinta acrílica semi brilho numa sala fechada porém com ar condicionado faço arte publicitária qual o risco ao longo de 10 anos? E como amenizar esses riscos?

      Curtir

      • iriamstar disse:

        Rubens. realmente não sei responder a essa pergunta, pois seria necessário uma avaliação técnica de seu ambiente de trabalho. Mas um ventilador, mesmo pequeno, pode ajudar a amenizar os riscos de algum dano à saúde.

        Curtir

  10. Muito interessante esta matéria sobre tintas gazes .Olá sou pintor de prédios manutenção geral eu trabalho com esmaltes sintéticos. Tinner.água raz inclusive lavo as mãos com ela .tambem trabalho com compressor pintando grades e outros objetos passo massa corrida e lixo e ouvi dizer l a tinta esmalte e o tinner e água raz e tóxica ela tem um agente q e nocivo e prejudicial à saúde e o hidrocarbonetos aromáticos e composto de carbono e verdade pois eu tenho seres terríveis Nós braços E obros será trabalho e uns 25 anos com isto grato

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Jonas,
      Sempre vejo profissionais como você fazendo a mesma coisa. Eu sempre os alerto para os perigos à saúde, mas eles não mudam sua forma de trabalhar.
      O correto seria usar uma máscara própria, com filtro, luvas e camisa de manga comprida. Escolha uma blusa de malha de algodão bem leve, para diminuir o desconforto com o calor.
      Proteja a cabeça com um boné.
      Jamais limpar a tinta da pele com Tinner. Caso se suje, lave o local com água e sabão e depois limpe a pele com óleo mineral ou óleo de linhaça. Cuide para o óleo de linhaça não seja cru, ou seja, ele deve ter passado por um processo de aquecimento para eliminar os elementos tóxicos.
      Sei que os equipamentos de proteção são incômodos e no verão é pior ainda, mas preservar a saúde deve ser a prioridade de todos.

      Curtir

  11. Kelly disse:

    Olá, gostei muito do seu blog achei as informações muito importantes e tenho uma dúvida. Eu estou reformando o teto do meu quarto que tem uma textura. Minha casa foi construida nos anos 70 e sei que nesse período o regulamento de materiais como tintas não eram rigorosos como hoje. Para retirar a textura eu estou molhando a textura e retirando com uma espátula. Minha dúvida é se é possível que ao raspar a textura eu corra o risco te que essa tinta contenha algum tipo de material pesado e que isso me contamine. Uma coisa que eu observei a massa corrida é um pouco brilhante aí fiquei um pouco receosa com isso.

    Curtir

  12. iriamstar disse:

    Olá, Kelly.
    Não pude responder sua pergunta antes, por que estava numa viagem de negócios.
    Mas, imagino que sua dúvida seja a mesma de muitas outras pessoas.
    Ao raspar ou lixar qualquer superfície, é importante o uso de máscara e luvas, mesmo que a tinta não tenha metal pesado, pois a inalação desse pó já é danoso para a saúde. Fazendo tudo com cuidado, não haverá problemas.
    Abraços.

    Curtir

  13. Quais os graus de toxiquidades dos esmaltes e tinner e níveis de chubos nas tintas grato

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa tarde, Jonas.
      O tinner é um solvente muito usado, mas bastante tóxico. Ele causa irritação na pele, nas vias respiratórias e nos olhos.
      Se usado constantemente sem as devidas precauções, pode provocar danos no fígado, rins e Sistema Nervoso Central (tonteiras, sonolência).
      No casos mais graves, pode até provocar infertilidade ou mal formação no feto.
      Quanto à composição das tintas, cada marca tem uma composição diferente. Em geral, ela é descrita no rótulo, mas você também vai achar informações na internet.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  14. Gabi disse:

    O que fazer quando crianças ingerem tinta guache?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa noite, Gabi.
      Imagino que a criança tenha até 5 anos de idade. A primeira providência é lavar os resíduos de tinta com água. Verifique se o rótulo informa se a tinta é atóxica. Observe se a criança vai apresentar algum sintoma diferente: náusea, vômito, dificuldade respiratória… em caso positivo, leve-a imediatamente a um pronto atendimento. Lembre-se de pegar a embalagem da tinta, para que o médico possa identificar os componentes do produto.
      Não provoque vômito nem dê qualquer produto à criança na tentativa de coibir os efeitos de uma intoxicação.

      Outras recomendações
      Crianças até três anos de idade ainda estão na fase de experimentar tudo ao seu alcance, pois ainda não têm a noção do perigo que cada coisa pode representar. Siga rigorosamente as recomendações das embalagens de brinquedos e produtos para os bebês. Se não é recomendado para crianças até 3 anos, não os ofereça a elas.
      Há muitas tintas atóxicas para crianças, mas é bom lembrar que, mesmo sendo atóxica, algum componente da tinta pode provocar alergia. Lembre-se de testar o produto antes de oferecê-lo à criança. Basta colocar um pingo na pele e aguardar uns minutos. O aparecimento de mancha vermelha, pintinhas avermelhadas e/ou bolhas na pele é sinal de alergia, portanto, afaste o produto da criança. Mesmo que o teste alérgico dê negativo, a criança não deve ficar sozinha com a tinta, pois fatalmente vai ingeri-la. Há tintas comestíveis que podem ser feitas em casa. Em geral são à base de amido de milho, gelatinas e anilinas comestíveis ou mesmo frutas.
      Novamente faço aqui o alerta: pigmentos e anilinas podem provocar alergias nos bebês.
      Espero ter ajudado.

      Curtir

  15. Christian disse:

    Olá iriamstar, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e por todas as informações e esclarecimentos prestados neste espaço.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar a esclarecer uma dúvida.
    Trabalho em uma empresa e no galpão vizinho foi instalada uma empresa de fabricação de lustres.
    Começamos a sentir um cheiro forte em nosso escritório e em alguns dias, senti os olhos e nariz ardendo. Esse cheiro fica mais forte em alguns momentos e tem vezes que sentimos mesmo com a porta do escritório fechada. Também tenho sentido um gosto estranho na boca, com a lingua ardida, não sei se tem relação com isso pois nunca tive isso antes.

    Fomos conversar com o responsável pela empresa e ele nos informou que o cheiro provavelmente seria de tinta, pois foi instalada uma cabine de pintura a aproximadamente 10-15 metros do nosso escritório. Nessa cabine de pintura tem um espécie de 3 fornos com exaustores que levam a uma chaminé que está em um telhado com aproximadamente 10 metros de altura. Ele falou que tinha exaustores e filtros nessas chaminés, porém notamos que os funcionários que estavam pintando com pistola de ar comprimido usavam apenas mascaras de tecido e não tinham luvas nem óculos de proteção, assim imagino que a empresa não esteja seguindo as normas de proteção aos trabalhadores diretos, então não temos comprovação que de fato existam tais filtros de proteção.

    Minha dúvida, é se a essa distância de aproximadamente 10 metros, podemos estar sendo afetados pelo cheiro e inalação de tintas e elementos tóxicos e o quanto isso seria prejudicial a nossa saúde.

    Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada e novamente parabenizo pelo seu trabalho.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Christian,
      Obrigada pelas considerações.
      Fico feliz em saber que meus posts estão sendo úteis.
      Quanto aos seu questionamento, acho bastante pertinente desconfiar que os problemas que vêm enfrentando seja da nova fábrica.
      Uma fábrica como esta precisa mesmo seguir padrões rígidos de controle do ambiente. Os dez metros de distâncias não garantem que algumas substâncias tóxicas não alcançarão o escritório onde você trabalha.
      Seria interessante verificar se eles têm alvará do corpo de bombeiros e da prefeitura para funcionarem.
      Caso realmente tenha evidências de que os funcionários também estão expostos à intoxicação por substâncias liberadas no galpão, cabe uma denúncia ao Ministério do Trabalho.
      Nos dê um retorno, caso haja algum novo acontecimento.
      Abraços.

      Curtir

      • Christian disse:

        Olá iriamstar.
        Muito obrigado pela rápida resposta e pelo esclarecimento.
        Iremos entrar novamente em contato com o responsável e lhe daremos um retorno caso haja algum novo acontecimento. Novamente agradeço a atenção.
        Abraços.

        Curtir

  16. katia cilene galan tegedo disse:

    bom dia…tenho muitas dores no corpo a anos ja…ja perdi qte o tempo hoje ja considera fibromialgia uma doença ja fui em um especialista alguns anos atras mas no dia nao estava com a crise…conclusao nao tinha nada ai me pergunto as dores vem da onde se nao tenho nada…
    eu trabalho com biscuit e amoo as cores de tinta oleo intao a 18 anos mecho manual contato direto com a tinta ..
    muito obrigado por me ajudar,,,,
    agradeco de coraçao

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Katia,
      A fibromialgia é uma doença crônica que acomete muitas pessoas, especialmente mulheres, de etiologia ainda desconhecida. Provavelmente há múltiplos fatores envolvidos na sua causa, mas é uma doença que não possui uma cura definida.
      A tinta a óleo, manipulada diretamente com as mãos, por muitos anos, pode sim contribuir para o aparecimento da fibromialgia, mas não é, necessariamente, a causa de suas dores.
      Recomendo que use pigmentos atóxicos, ao invés de adicionar a tinta à massinha. Caso use a tinta para pintar seu produto, tenha cuidado para não sujar as mãos. Siga as recomendações descritas no artigo.
      A qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia fica mais ou menos afetada, dependendo da intensidade da dor e da sensibilidade de cada pessoa.
      Os médicos costumam receitar medicamentos diversos, variando desde um analgésico comum até analgésicos contendo opióides, antidepressivos, hipnóticos (para induzir o sono) e até anticonvulsivantes. O problema é que tais medicamentos são viciantes, seus efeitos diminuem com o tempo, necessitando aumentar as doses cada vez mais, podem provocar alterações no seu humor, e no raciocínio.
      Sou adepta a tratamentos menos agressivos: acupuntura; quiropraxia; psicoterapia; exercícios físicos regulares, de 3 a 5 vezes na semana, como hidroginástica, musculação, pilates; fisioterapia; terapia ocupacional; uma boa alimentação com a inclusão de frutas, nozes, castanhas e similares e muito líquido e, se necessário, suplementação vitamínica e de oligoelementos como vitamina D, magnésio, potássio, entre outros. Mas, cuidado. Não vá se automedicar. Até vitamina pode ter efeito colateral. Só deve usar tais medicamentos depois que o médico conferir o nível deles no seu sangue , para então receitar a dose correta.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  17. Adriana Lacerda disse:

    Dra., tirei algumas dúvidas lá no instagram, mas me surgiu outra com relação a resina acrílica como proceder nesse caso seria o mesmo procedimento descrito acima?
    Pinto telas, mas também sou artesã.
    Na tinta da tekbond, colorgin elas dizem na parte precauções de uso: ao utilizar o produto, usar máscaras com filtro para vapores orgânicos, óculos de proteção e luvas de PVC.
    Sei que para óleo pintura em tela realmente o solvente agride demais, mas a a acrílica para tela tb tem um cheiro que incomoda, mas não tanto.
    No caso as tintas tem que especificar se precisa usar máscaras para realmente precisar usá-las?
    Em quais casos é indispensável o uso de máscaras para proteção do cheiro?
    Desde já agradeço;

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Adriana,
      A resina acrílica é tóxica, embora ela não tenha um cheiro que incomode, na maioria das vezes.
      Procurei saber que tinta é essa, pois não conhecia tinta acrílica da Tekbond e vi que essa é uma tinta spray.
      Os cuidados são bem diferentes do uso da tinta com pincel. Isso faz toda a diferença, pois é quase impossível usar tinta spray sem aspirá-la, por isso o uso de máscara, óculos, luvas e capote são obrigatórios. Não use tinta spray sem essas proteções.

      Curtir

  18. Luiza Arrua Pacheco disse:

    Muito boa a explicação, me foi de muita valia, obrigada!

    Curtir

  19. Angel disse:

    Olá,
    Adorei o seu blog. Gostaria de saber se a tinta Tinec para sublimação é toxica? pois faço meus trabalhos com ela e tenho essa duvida.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Angel.
      Obrigada.
      As tintas sublimáticas são tóxicas sim. Eu já respondi uma pergunta sobre essas tintas. Dê uma lida nos comentários que seguem o artigo e achará a matéria.
      Abraços.

      Curtir

  20. Regina disse:

    Minha parede começou a descascar, mas não tem sinal de mofo eu acho que é cal de pintura mesmo, mas o problema é que meu bebê de 2 anos começou a retirar as cascas e colocar na boca, em todas as vezes que ele fez eu consegui retirar da boca dele mas ele já chegou a mastigar, gostaria de saber no que vai prejudica lo em sua saúde. Deixo claro que já estou providenciando o concerto da parede. Mas estou preocupada, apesar de ele não ter apresentado sintomas de envenenamento!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Regina,
      Não sei o que contém na tinta de sua casa, mas a presença de metais pesados é o maior problema. Mantenha seu filho sob vigilância. Enquanto não providencia o reparo, descasque a parede onde a tinta estiver solta. Assim, vai evitar que seu filho o faça. Melhor ficar com a parede descascada do que correr o risco de uma intoxicação por metal pesado.
      Caso a criança apresente sintomas como cólicas, inapetência, manchas pelo corpo, vômitos, entre outros, leve-o ao pediatra.
      Abraços.

      Curtir

  21. Agenor disse:

    Boa tarde,
    Estava procurando informações sobre tintas que não são toxicas para pintura em tela, estou iniciando no ramo e como olhei as informações fornecidas, muito uteis por sinal, pergunto:
    eu encontro tintas não toxicas para telas? nada profissional só por robby mesmo.
    Parabéns pelo blog…

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa tarde, Agenor.
      A toxicidade das tintas pode vir de Componentes Orgânicos Voláteis, denominados de COV, ou de componentes à base de metais pesados ou outras substâncias tóxicas nos pigmentos. As tintas de boas marcas trazem as informações de seus componentes nos rótulos. Desconfie de tintas muito baratas com pouca ou nenhuma informação sobre sua composição no rótulo. Há também componentes inorgânicos voláteis, originários do petróleo. Essas tintas costumam ser mais em conta, mas muito mais tóxicas.
      Então, a primeira providência é verificar se a tinta tem Zero COV ou baixo COV. Prefira as tintas com Zero COV.
      A seguir, verifique qual ou quais pigmentos ela contém. Muitas têm metal pesado, tais como chumbo, cádmio, cromo, manganês, entre outros. Evite usar tintas com esses pigmentos. A boa notícia é que há pigmentos naturais que substituem os metais pesados, a má notícia é que esses pigmentos naturais costumam ser mais instáveis e desbotam com o tempo e com a exposição à luz.
      Você pode comprar tintas à base de pigmentos naturais. Estas são atóxicas, embora possam desbotar mais com tempo.
      Uma dicas: A tinta látex têm baixo COV.
      Você pode usar a tinta látex branca, de boa marca, como base para fazer suas tintas. Compre os pigmentos nas lojas de arte e artesanato. Escolha aqueles não tóxicos.
      O mais importante, entretanto, é você cuidar para pintar sempre em um local ventilado; não sujar a pele de tinta; usar luvas para lavar seus pincéis e evitar o uso de tintas spray.
      Em lojas especializadas em materiais para arte e artesanato, certamente vai encontrar boas tintas e pigmentos para pintar suas telas.
      Abraços.

      Curtir

      • Agenor disse:

        Ótimo, agradeço as informações e como vou fazer isso por lazer creio que será útil procurar com calma e encontrar os produtos corretos. somente fico surpreso com o fato de não haver uma legislação que nos proteja dos perigos dos produtos tóxicos expondo a saúde publica, enfim…..
        Grato e parabéns pelo seu trabalho.
        Abraço.

        Curtir

      • iriamstar disse:

        Agenor, há legislação sim, regulamentando a fabricação e comercialização de tintas. Talvez ainda precise de ajustes, mas a questão passa pela fiscalização do estado, não muito eficiente nem eficaz.

        Curtir

  22. l34ndr0jr disse:

    Bom dia, a tinta a base de água, pode soltar toxina na água, mesmo depois de estar completamente seca?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Bom dia, André (?).
      Há tintas à base de água que não contêm toxinas. Então, é preciso verificar no rótulo da embalagem quais são os componentes da tinta. Entretanto, se ela possui elementos tóxicos, tais como metais pesados, sim, eles contaminam a água, caso sejam jogados nela, mesmo depois que a tinta está seca.
      Abraços.

      Curtir

  23. Emanuel Felipe disse:

    Olá iriamstar, primeiramente parabéns pelo seu trabalho!!!
    Minha Pergunta ja seria referente ao outro tipo de tinta!
    Trabalho em uma fabrica de Pintura Eletrostatica, que seria pintura a pó!
    O pintor da empresa usa mascara mais na hora de levar as peças quem leva é eu e mais um funcionário e não usamos mascara.
    essa tinta a pó vai circulando dentro do ambiente e acabamos por respirar ela!!!
    Qual cuidados devo tomar?
    E quais seria as consequências a saúde!!!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado Emanuel,
      Obrigada. Fico feliz em ser útil.
      Toda e qualquer tinta em pó ou spray, deve ser aplicada com o uso de equipamento de segurança completo: gorro, macacão de mangas compridas, luvas, óculos e máscara. Não basta usar apenas a máscara.
      A tinta eletrostática tem um agravante: ela pode explodir se o ambiente não for aterrado e se não houver cuidados especiais para se evitar fagulhas.
      A cabine usada para a pintura deve estar com a manutenção em dia. Se não houver um local isolado para a execução da pintura, o ambiente deve ter um fluxo de ar controlado, para evitar a inalação do produto por outros funcionários.
      Como já disse anteriormente, não há uma estatística consistente para intoxicações por tintas, especialmente sobre essas técnicas mais novas, como a sublimação e a pintura eletrostática. O que posso lhe orientar é que os pigmentos usados nas tintas podem ou não ser tóxicos, entretanto, tais materiais, quando inalados, podem provocar bronquite crônica. A intoxicação aguda é rara, mas se ocorrer, é muito grave e pode ser fatal. O contato com a pele pode provocar dermatites, com fissuras e descamação da pele.
      Existe uma regulamentação sobre o limite de tolerância de partículas eletrotáticas no ar. Para saber se o ambiente está com pó acima desse limite, é necessário que se faça medições no ambiente. Se a quantidade de pó no ar estiver acima do tolerável, é necessário usar o equipamento de segurança, inclusive a máscara e os óculos. Estes são especialmente importante, visto que podem surgir irritações oculares no caso de contaminação dos olhos. Não se deve usar lentes de contatos nesses ambientes.
      Os resíduos e embalagens dessa tinta, caso não sejam reutilizadas para o mesmo fim, devem ser descartados em aterro industrial, para evitar contaminação do lençol freático, do solo e do ar.
      Espero ter ajudado.

      Curtir

  24. Maria do pilar Figueiredo cruz disse:

    Gostei muito do alerta! Pinto há anos porcelana com tinta em pó dissolvida em copaíba. Estou com asma há alguns meses. Poderia ser a tinta ou o óleo??? Estou preocupada, amo pintar!!!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Maria do Pilar,
      O óleo de copaíba não é tóxico e ainda possui algumas propriedades medicinais. Ele também é usado em cosméticos.
      Novamente, o problema são os pigmentos. No seu caso, temos dois fatores importantes: os pigmentos à base de metais pesados (chumbo, cádmio e cromo são os mais comuns), muito usados nas tintas para porcelana, e o fato de você manipular os pós do pigmento.
      É bom ler os comentários que outras pessoas postaram no blog.
      Para manipular pigmentos em pó, é importante usar equipamento de segurança completo: touca, máscara, proteção ocular, mangas compridas e luvas. Os pigmentos tóxicos são absorvidos pela pele e pelas mucosas. São muito danosos à saúde, especialmente se aspirados.
      Seria bom verificar com um especialista, um pneumologista ou toxicologista, por exemplo, se o seu caso é simplesmente uma asma comum ou se tem algum outro comprometimento pulmonar.
      Gostaria de lembrar que os metais pesados também poluem nosso solo e nossos mananciais de água. Assim, evite limpar seus pinceis em água corrente. Use o óleo para limpá-los. Não descarte restos de tinta no lixo comum. Veja se consegue alguma empresa de reciclagem. Pode mandar o material pelo correio. Outra saída é descartar o material na vigilância sanitária.
      Abraços.

      Curtir

  25. bruno disse:

    ola tudo bem , trabalho com pintura de brinquedo porem eles misturam tiner no meio da tinta . mesmo assim gostaria de saber onde posso levar essa tinta pra que eles analisem e descobrir mesmo ce é toxica ou nao .

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado Bruno,
      O thinner é um solvente altamente tóxico. Não sei se a tinta que usam é tóxica. Precisa saber a marca e sua composição.
      Não conheço laboratórios que analisam produtos químicos, mas acho que você pode encontrar algum na internet, através dos sites de busca.
      Não deixe de ler os posts de resposta a nesse tópico. Vai encontrar muitas informação interessantes neles.
      Espero ter ajudado.
      Iriam.

      Curtir

  26. Adelina reboucas disse:

    Olá
    Adorei os esclarecimentos e peço informacoes sobre as tintas para pocelana
    Tenho procurado e ninguem sabe informar
    Oleo de copaiba e pigmentos?? De que sao
    Compostos?? Fazem mal a saude?
    E as tintas para ceramica tem vidro? Tem
    Chumbo? Me refiro a queima em fornos
    Especificos alta temperatura.900graus.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Adelina,
      Entre as perguntas que outras pessoas fizeram, tem uma que é sobre tinta para porcelana.
      Dê uma olhada e veja se a resposta te satisfaz.
      Caso ainda fique alguma dúvida, pode me fazer nova pergunta.
      Abraços.

      Curtir

    • iriamstar disse:

      A Maria do Pilar Figueiredo Cruz fez uma pergunta parecida com a sua. Veja a resposta que dei a ela. Abraços.

      Curtir

  27. INALDO JOSÉ disse:

    Olá gostaria de saber-se o Medium que retarda a secagem da tinta Acrílica é tóxica,e qual eu poderia usar para essa função. Obrigado pelo seu saite muito importante.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Inaldo,
      o Medium acrílico tem a resina acrílica em sua composição, portanto também é tóxico. Entretanto, isso não significa que não possa usá-lo. Basta tomar os cuidados que já listei em outros comentários.
      Abraços.

      Curtir

  28. Renata Fernandes disse:

    bom dia! vc sabe algo sobre a toxicidade da tinta guache tga? e lápis de cor em geral (aquarela, pastel, lápis comum…), giz pastel seco/oleoso, tinta para caneta tinteiro e nanquim são tóxicos? estou espantada com toda essa informação, os professores nunca mencionaram sobre isso e nunca tomamos nenhum cuidado com os materiais. depois que li sua postagem, pesquisei mais sobre o assunto, porem só encontro sobre tinta a óleo e solventes.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Renata,
      Realmente este é um assunto que costuma ser negligenciado pelas escolas de arte.
      Para se analisar a toxicidade de uma tinta ou material de desenho e pintura, é necessário verificar sua composição, ou seja, pigmentos, aglutinantes e solventes. Muitas vezes o solvente ou aglutinante não é tóxico, como é o caso da água, sebo, ceras e colas, mas os pigmentos são e vice verça.
      Os pigmentos feitos a partir de metais pesados ainda são usados em muitos materiais. Assim, terá que verificar na embalagem ou na internet, quais são os pigmentos usados nos materiais que usa.
      Gostaria que você lesse as perguntas que outras pessoas fizeram nesse post e suas respectivas respostas. Depois de ler os demais comentários, me retorne, caso ainda tenha restado alguma dúvida.
      Abraços.

      Curtir

  29. Aloísio disse:

    Boa noite, tenho rinite (sou alérgico)… Tem um pintor aqui em casa fazendo pintura, a tinta é boa mas eu não estou suportando o cheiro. Eu posso morrer com esse cheiro? Ou é paranóia minha? Já faz 3 dias q meu quarto pintou, e está com cheiro de tinta de chule com terra.. Estou desesperado…

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado, Aloísio,
      Rinite alérgica é um mal muito comum. Hoje há tintas praticamente sem cheiro, por causa dos alérgicos, mas são mais caras.
      As formas mais graves de alergia podem matar sim, por edema de glote, insuficiência renal e outros problemas.
      O organismo reage de forma imprevisível, quando se trata de alergia. Por vezes ela simplesmente some e, em outras, ela surge do nada, em alguém que nunca tenha manifestado qualquer tipo de alergia.
      Assim, é bom ter cuidado. Mantenha a casa ventilada, pois o cheiro some em alguns dias, mas procure um médico alergista para que ele possa avaliar seu caso adequadamente.
      Abraços.

      Curtir

  30. Miriane Meireles disse:

    boa tarde!
    quero trabalhar com tatuagem temporaria em aerografo. gostaria de saber se há um meio de criar uma tinta atoxica que possa ficar na pele por uns 7 dias no minimo – algo atoxico que possa dar fixação por longo periodo…

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Bom dia, Miriane.
      Eu não conheço marcas de tintas para tatuagem, mas procure as que possuem pigmentos biorgânicos (naturais) e que sejam estéreis. Ela não pode possuir componentes metálicos. Lembre-se que, mesmo que consiga um pigmento atóxico, algumas pessoas podem ter alergia a algum dos componentes. Então, antes de fazer a tatuagem, é bom fazer um teste para ver se o cliente não é alérgico.
      Entenda que os componentes metálicos possuem cores mais fortes e alta durabilidade, mas comprometem a saúde das pessoas. Os pigmentos biorgânicos não têm cores tão brilhantes e podem desbotar com o tempo, mas são mais seguro.
      Sucesso para você!

      Curtir

  31. Carolina disse:

    Gostaria de saber se posso pintar talheres para uso diário com tinta spray metálica, se sim, qual você recomendaria? Desde já, Obrigada.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Carolina, bom dia. Não há nenhuma tinta segura para pintar talheres para uso diário. Não é por acaso que não encontra talheres metálicos pintado no comércio.
      Dê uma lida nas perguntas de outras pessoas (no meu artigo) para se inteirar um pouco mais sobre a toxicidade das tintas.
      Se quiser dar um colorido à mesa, sugiro pintar sousplat.
      Abraços.

      Curtir

  32. Modi Silvarolli disse:

    ola Dra, boa noite! sou artista plastico profissional ha 10 anos e utilizo a tinta acrilica diretamente pelo toque das maos (nao uso pinceis nem luvas) sempre uso tintas importadas mas fico horas com elas nas maos .. Existe algum perigo nisso ?
    Obrigado desde ja
    att
    Modi

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado Silvarolli,
      Não sei se leu o artigo todo, mas se não leu, leia-o com cuidado, mas leia também as outras perguntas com suas respectivas respostas.
      Para saber se as tintas que você usa são tóxicas ou não, é necessário verificar os rótulos e conferir os componentes. Por exemplo: branco de prata tem prata na composição, o amarelo cádmio tem cádmio na sua composição, ou seja, ambos são metais pesados e o cádmio é bastante tóxico.
      Nos tubos de tinta de boa qualidade há informações sobre sua composição e toxicidade. Na dúvida, procure na internet.
      Não é o fato da tinta ser importada que a torna inócua à saúde, mas os seus componentes. O contato esporádico com a pele, provavelmente, não causará mal às pessoas, em geral, mas o contato frequente e prolongado com a pele e a inalação dos produtos químicos tóxicos podem resultar em dano à saúde.
      Sugiro que use luvas e trabalhe em ambiente ventilado. Saiba que, além de ter que se preocupar com os pigmentos, o médium acrílico é volátil e tóxico.
      Luvas cirúrgicas são finas e se ajustam bem à pele, mas cada par só pode ser usado uma vez, pois a tinta as danifica.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.
      Abraços.

      Curtir

  33. Anderson Tenca disse:

    Olá. Estou montando um desidratador solar e, por mais eficácia, terei de pintar de preto. Como a temperatura interna é elevada até próximo de 70Cº, temo que os alimentos possam ser contaminados. Alguma dica sobre que tinta usar? Será que uma mistura de carvão em pó e cola branca seria seguro? Desde já te agradeço.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado Anderson, duas coisas que não combinam são tinta e alimento. O melhor seria que a superfície interna fosse de aço inox bem polido. O metal conduz muito bem o calor e do lado de fora deveria ser um material isolante, para que o calor não se disperse. A cola branca não é inócua, portanto, não o aconselho a usar. Talvez uma cerâmica seja mais interessante. Não sou expert nesse tipo de material, mas quando se trata de alimentos, o melhor é buscar ajuda especializada.
      Abraços.

      Curtir

  34. Ricardo Fabrício disse:

    Eu trabalho com a tinta acrílica em tela e muito falam que a tinta acrílica que não tem cheiro e não tem tóxico isso é mentira ou verdade me ajude ou me explica por favor?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Ricardo, um produto não é atóxico só por que não tem cheiro. Leia o artigo principal sobre toxicidade da tintas e também outros comentários que fiz para outras pessoas. Há muitas informações sobre isso neles e vai esclarecer dúvidas.
      Abraço.

      Curtir

  35. João Pedro disse:

    Olá,

    Eu faço algumas pinturas de quadro com tinta a óleo, só que eu faço no meu quarto com a janela aberta, é melhor evitar essa situação já que é o lugar que eu durmo ?

    Curtir

  36. Joao disse:

    Olá,
    Eu pinto quadros com tinta a óleo no meu próprio quarto (com janela aberta), isso tem algum problema ? Já que é aonde eu durmo…

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezado João, Não recomendo dormir com quadros recém-pintados no quarto, se as janelas e portas ficarem fechadas, mas se mantiver o quarto bem ventilado, não há problema. Entretanto, os solventes e tintas expostos não devem permanecer no quarto.
      O artigo que escrevi tem várias perguntas interessantes que eu respondi. Leia-as para maiores informações.
      Espero ter ajudado.

      Curtir

  37. renata@delduque.org disse:

    Bom dia. Dei uma busca sobre tintas e vi esse seu ótimo post e a benevolência de responder a todos. Ontem postei no fb uma pergunta para os meus amigos/as artistas, pois vi no youtube vários vídeos estrangeiros da técnica de pintura fluida com tinta acrílica, ou de derramamento – “pouring”. Me chamou a atenção que várias artistas tossem ou têm pigarro e até uma respiração difícil que dá pra ouvir durante os vídeos. Não sei se são só as tintas ou outros materiais que usam com essa técnica, como óleo de silicone, fluidificador acrílico, medium, maçarico ou o conjunto de tudo isso. Já vi vários vídeos de artesãos e artistas que trabalham com tinta, mas nessa técnica em específico é que observei esse problema respiratório.

    Curtir

  38. Fernando Castro disse:

    Olá ! Eu tenho uma dúvida sobre itens de porcelana colorizados, como canecas por exemplo, comumente adquiridos no comércio. Ao colocarmos líquidos quentes nesse tipo de recipiente, corremos o risco da ingestão de quantidades significativamente prejudiciais da tinta utilizada na pintura ? A cor da porcelana seria relevante para a intensidade do eventual malefício ? Alguma cor nessas porcelanas teria, teoricamente, menor toxicidade ? Muito obrigado !!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Fernando. Sinceramente não sei lhe dizer sobre a porcelana, mas tenho a impressão de que não deve haver riscos para a saúde. Entretanto, terei que pesquisar sobre o assunto.

      Curtir

      • João disse:

        Olá, tudo bem?! Parabéns pelo artigo. Também fiquei com dúvidas sobre a tóxidade das procelanas coloridas, as canecas de porcelan com pintura interna são facilmente encontradas, e gostaria de saber se elas são impróprias para o uso com conteúdo quente. Aguardamos sua resposta.

        Curtir

      • iriamstar disse:

        Como eu disse num post anterior, as pinturas em porcelana são queimadas em alta temperatura e ficam vitrificadas. Não representam perigo.
        Abraços.

        Curtir

  39. José Marcos disse:

    Olá, tudo bem?
    Estou querendo pintar uma prateleira na qual será utilizada para guardar panelas, talheres, as coisas que geralmente uso na cozinha e estou receoso sobre qual tinta utilizar pois me preocupo que algum resíduo da tinta passe para as panelas ou talheres e consequentemente para a comida.

    Curtir

  40. Marcia disse:

    Olá!
    Li uma postagem sua e achei que talvez você possa me esclarecer algo.
    Pintei meu filtro de barro para combinar com minha cozinha, mas recebi várias informações sobre não poder mais usar como filtro por conta da contaminação da água.
    Pintei com spray
    Tem alguma coisa que eu possa fazer para voltar a usar ?
    Outros dizem que só tem problema com o tempo pois não deixa o barro “respirar”, trocar calor….
    Me ajude!
    Obrigada!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Márcia. Sinto lhe dizer que terá que comprar outro filtro. além da contaminação pela tinta, você obstruiu os porros do barro. Assim, a umidade vai ficar retida nos poros e isso propicia o crescimento de fungos e bactérias.
      Abraços.

      Curtir

  41. Pedro disse:

    Olá Iriamstar, tudo bem?
    Espero que sim.

    Primeiramente, parabéns pelo Blog e o trabalho que faz!
    Tenho uma marcenaria e preciso fabricar tábuas de frios em mdf para uma cliente.

    Mas a mesma quer as bordas das tábuas pintadas para disfarçar o miolo do MDF. Uma vez que as faces já vem revestidas de fábrica.

    Pensei em usar nanquim diluído em isopropanol 99,8% (Aquele álcool utilizado para limpeza de placas eletrônicas). A escolha é pelo fato do mesmo ser mais volátil e portanto secar rapidamente, evitando o estufamento da madeira.

    Minha dúvida, e agradeceria muito se soubesse e pudesse me ajudar, é se essa mistura Nanquim + Isopropanol 99,8% seria tóxica. Uma vez que seria utilizada em um objeto que entrará em contato com alimentos.

    Desde já agradeço sua atenção.
    Um grande abraço!

    Atenciosamente,

    Pedro.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Pedro.
      Obrigada.
      A tinta nanquim, atualmente, é feita com um pigmento sintético, o negro de fumo, que nada mais é do que partículas de carbono. O álcool é bastante volátil, e logo não deixa traços no material, de modo que me parece bastante seguro a aplicação da tinta nas laterais. Entretanto, certifique-se de que a tinta que vai usar é composta pelo negro de fumo. Busque os outros componentes da tinta na internet para verificar sua segurança.
      Abraços.

      Curtir

      • Pedro disse:

        Muito obrigado Iriamstar!
        Pesquisarei tais informações a respeito da tinta antes de comprá-la.
        Obrigado pela atenção e pronta resposta.
        Abraços!
        Pedro.

        Curtir

  42. Alessandro Santos disse:

    Pintura eletricista quais risco eu e meu colega de trabalho estamos correndo?

    Curtir

  43. MIKAEL d disse:

    Olá uma vez ,me deram tinta para tomar no café,depois tomei mais bebidas e chegando em casa espirrei e saiu um líquido laranja ,oque devo fazer ???
    Será que estou sendo prejudicado???

    Curtir

  44. The Space Piper disse:

    Olá. Iriamstar, como vai? Seu post é muito esclarecedor e as respostas ao comentário também são extremamente informativas, muito obrigado.

    Gostaria de saber se você pode me sanar uma dúvida… Ano passado eu comecei a pintar com tinta a óleo, mas a professora nunca me orientou sobre a toxicidade da tinta em si, pelo contrário: fui ensinado a usar e reutilizar paninhos, aprendi a lavar o pincel com as mãos e aprendi a retocar/espalhar a tinta com os dedos.
    Por medo de materiais como querosene e aguarrás, nunca usei diluentes e trabalhei com a tinta pura… Porém, já deixei minha família pintar com minhas tintas, e até presenteei pessoas com quadros antes de estarem secos, com um leve cheiro de tinta (e sei que alguns foram colocados em quartos de dormir, lugares não necessariamente ventilados – eu mesmo guardo alguns materiais em uma caixa no meu quarto, já que não tenho onde deixá-los). Assustado, fui procurar sobre a composição das tintas (Acrilex Oil Colors) mas não há nenhuma informação na embalagem ou em qualquer lugar da internet.

    Já estou me preparando para mudar minha forma de trabalho, mas estou em dúvida se só o cheiro da tinta fresca em um quadro já pode ser tóxico.e se eu, por descuido, coloquei pessoas em risco… Sei que não há como bater o martelo, mas gostaria da sua opinião. Um quadro recém pintado com tinta à óleo pendurado em cima da cama pode ser perigoso? Estou um pouco ansioso e envergonhado.

    Tenha uma boa semana,
    Obrigado.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Caro pintor (não deixou seu nome),
      Em geral as pessoas não sabem da toxicidade das tintas. Poucos são aqueles que estudam sobre o assunto. Para limpar os pincéis, seria bom usar luvas, dessas descartáveis. Sempre use pincéis para espalhar a tinta na tela. Não há necessidade nenhuma de usar os dedos. Os solventes são realmente muito tóxicos. É bom que não os use.
      Pode continuar trabalhando com tinta a óleo, sem problemas, desde que tome os cuidados necessários (estão descritos no site). A tinta acrílica não é menos tóxica. O médium acrílico também é volátil e também é absorvido pela pele. Não é o fato de a tinta ter cheiro que a torna tóxica.
      Quanto aos quadros no quarto, seria bom manter a porta ou a janela aberta até que ele esteja seco. Mas não há grandes problemas, a não ser que as pessoas sejam hipersensíveis ou alérgicas.
      Leia os os outros posts que respondi. Pode ter mais informações úteis.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  45. RICARDO MAYER DE AQUINO disse:

    Boa noite Iriamstar, muito interessante e informativo seu blog, obrigado por compartilhar seu conhecimento. Vou pintar o meu apartamento e gostaria de saber se as tintas à base de cal mineral são menos tóxicas que as tintas latex de boas marcas.
    Abraços

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa tarde, Ricardo. As tintas à base de látex não são tóxicas como as tintas acrílicas ou à base de óleo. As tintas à base de cal também não são, com a vantagem de serem mais baratas. Entretanto, estas tintas não podem ser aplicadas sobre superfícies muito lisas, com massa acrílica ou massa corrida, por causa de sua baixa aderência. Veja com o pintor a adição de um fixador ou aglutinante compatível com a cal para dar mais durabilidade à tinta.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  46. RICARDO MAYER DE AQUINO disse:

    Boa tarde Iriamstar, muito obrigado por sua pronta resposta! Passar uma lixa grossa sobre a massa corrida antiga poderia resolver este problema sem um fixador ou aglutinante? No site que encontrei de um produtor deste tipo de tinta diz que pode ser aplicado sobre massa corrida. Vou ligar na empresa pra me certificar disto.

    Abraço.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Como não sou especialista em pintura de paredes, não sei lhe dizer se isso resolveria o problema. Seria bom consultar um pintor que tenha experiência no uso com essa tinta. A questão é que a cal tem baixa aderência. Então, a superfície tem que estar limpa e seca.
      Sucesso!

      Curtir

  47. Julio disse:

    Olá.
    Por conta de um estado muito ruim de uma parede interna de minha casa, optei por usar tinta de piso, acrílica, na mesma.
    Meu filho teve uma forte reação alérgica, tossindo sem parar e só parando com corticóide, receitado pela pediatra.
    Já fazem 5 dias que pintei a parede e o cheiro ainda não passou, e amanhã será a última dose do remédio que foi receitado ao menino, que tem 4 anos.
    Seria conveniente raspar a tinta da parede e pintar com alguma coisa ou o cheiro vai sumir daqui a algum tempo?
    Tenho a documentação (ficha de toxicidade) da tinta, mas não vou a colocar aqui a princípio, por não saber se fere algum princípio ético.
    Obrigado.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Bom dia, Júlio.
      Alergia é realmente um problema sério. Os componentes voláteis da tinta ficam mais concentrados no ambiente nos primeiros dias e vão diminuindo com o tempo. Entretanto, é preciso verificar a sensibilidade do seu filho a tais componentes. Crises alérgicas são imprevisíveis. Elas podem desaparecer ou aparecer subitamente, a qualquer tempo, mesmo em pessoas que nunca tiveram crises alérgicas antes. Então, procure deixar a casa bem ventilada o máximo de tempo possível e fique atento aos sintomas de seu filho. O pediatra saberá lhe dar uma posição adequada quanto à melhor atitude. Tinta para piso pode não ter sido mesmo uma boa escolha, mas certamente terá muita dificuldade em retirá-la. Só sairá junto com o reboco.
      Desejo melhoras ao seu filho.

      Curtir

  48. Dyrce Maldonado disse:

    Olá, gostaria de saber se existe alguma tinta que possa ser usada para pintar filtros de barro sem intoxicar a água. Obrigada!

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Dyrce,
      Não é possível continuar a usar o filtro de barro para água de beber se o pintar. O barro é muito poroso e a água certamente será contaminada. Veja que este é um ótimo filtro, pois além de purificar a água, ele a a mantém fresca, graças, justamente, à porosidade do barro.
      Abraços.

      Curtir

  49. Jussara disse:

    Olá! Gostei muito das informações acima e justamente as procurei porque pensei “não é possível que estou com alergia da aquarela!”
    Gostaria de deixar meu relato para alguém que porventura venha a usar a aquarela da Giotto e sentir-se mal.

    Nunca tive problemas nem com lápis aquarelável de diversas marcas ou com a aquarela da Talens. Estes dias eu resolvi testar a Giotto linha estudante e para meu azar quanto mais eu pintava com mais faringite eu ficava, achei q era resfriado. Observei que desde que comecei a usar a aquarela, começou os sintomas, que aumentaram quanto mais usava a Giotto, sobretudo quando estava pintando, tudo piorava!! Faringite, lacrimejar de olhos, coriza, rosto vermelho, suor excessivo, dor de cabeça, enfim alguns sintomas de alergia parecidos quando usei tinta para fazer mural. Até meu esposo que transitou pelo atelier ficou com a pele irritada e achou q fosse outra coisa!
    Gente, não pintei as mãos, não me lambuzei, não fiz nada de extravagante, só toquei de leve no papel para ver se está a seco, lavei os pincéis e toquei em papel toalha úmido com tinta para jogar fora, além de inalar a tinta.
    Por fim, após observar bem, eliminar outras hipóteses e tomar Polaramine 😀 foi a aquarela da Giotto linha estudante que me prejudicou.

    Juro, eu nunca pensei q uma tinta aguada, sem cheiro pudesse me fazer tanto mal! Que inocente e tonta! 🤦🏼‍♀️. (Troféu tonta, porque tenho tenho experiência em química e segurança do trabalho 🤡).
    Acordei depois desta.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Jussara,
      Algumas pessoas são mais sensíveis a certos alérgenos qua outros. Ser mais sensível pode ser incômodo, mas vai fazer você ter mais cuidado ao manipular tintas. Ainda bem que detectou a causa da doença.

      Curtir

  50. Dafne Antunes disse:

    Olá!

    Que post esclarecedor!

    Vi alguns comentários seus sobre tinta atóxica. “Não tóxico” é o mesmo que “atóxico”? Pergunto porque vi que em minhas tintas óleo e acrílica sempre vem escrito “Não tóxico” . Mas….. entendo que isso não necessariamente é um “selo de segurança”.

    Você poderia dar exemplos de marcas verdadeiramente atóxicas? É que estou perdida.

    Faço artesanato em biscuit e uso tinta óleo para tingir a massa, como boa parte dos artesãos. Ou seja, colocamos a mão na tinta mesmo…

    Primeiro pensei que a tinta óleo poderia ser a mais tóxica, mas como o problema é com os pigmentos… Tinta acrílica solúvel em água deve ser um problema também, além de outras questões que vc explicou acima. Eu também poderia usar guache, giz pastel ou corante alimentício. O corante alimentício deve ser também um veneno, embora seja “ok” para as autoridades. Quem sabe é um “veneno menos ruim”.

    Qual dessas opções seria menos ruim para o contato direto com a pele via biscuit? (tinta óleo, tinta acrílica, guache, giz pastel ou corante alimentício). Algumas dessas opções desbotam com o tempo, mas nossa saúde não tem preço….

    Vou tentar usar luvas… Acho que pode prejudicar um pouco a modelagem, mas vou ver se é possível.

    Obrigada por postar essas informações.

    Dafne

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Dafne,
      Atóxico e não tóxico são a mesma coisa.
      Veja que há muitos pigmentos que não são tóxicos, mas costumam ser menos resistentes à luz também, especialmente os de origem biológica.
      A maneira mais segura de verificar se a tinta que está usando é tóxica é verificando seus componentes. Veja qual é o aglutinante e qual é o pigmento. Depois é só procurar na internet.
      Já lhe adianto que alguns pigmentos metálicos ou minerais são tóxicos: chumbo, cádmio, cromo, arsênico, entre outros.
      As tintas a óleo, atualmente, têm óleo vegetal atóxico como aglutinante, mas é bom conferir qual é o aglutinante na tinta que usa.
      Veja que o médium acrílico usado nas tintas acrílicas é tóxico também, apesar de ser incolor e inodoro.
      Os corantes alimentícios só fazem mal se ingeridos em grande quantidade, mas há muitos que são atóxicos, como o vermelho cochonilha, extraído da Cochonilha (Dactylopius coccus), embora possa provocar reações alergênicas em algumas pessoas.
      Eu evito ao máximo comprar alimentos industrializados, justamente pelo uso de corantes, conservantes e outros componente artificiais.
      Até onde me lembro, há uma limitação para uso de, no máximo, 2 corantes para um mesmo produto.
      Aconselho a usar luvas para manipular suas massas coloridas. Luvas cirúrgicas ficam bem justinhas nas mãos. Compre luvas não esterilizadas que são mais baratas e use o mínimo de alimentos industrializados.
      Abraços.

      Curtido por 1 pessoa

      • Zélia disse:

        Olá boa tarde acabei de perder um cunhado ,acreditamos que por inalar muita química de uma pintura de um carro pipa que ele fez há três meses atrás,desde lá ele não estava se sentindo muito bem ,passou mal com dor nos rins,fígado inchado, visão embaçada, fraqueza,e vomitando uma gorda amarelada ,os médicos fizeram vários exames e nada acusou desde então temos essa grande dúvida ,você acha que pode ter sido essa química?
        Deseja agradeço pelo oportunidade agradeço sua resposta obrigada.

        Curtir

      • iriamstar disse:

        Prezada Zélia,
        Infelizmente não tenho como afirmar qual foi a causa do adoecimento e morte de seu cunhado, pois não tenho informações precisas sobre sua saúde, seus sintomas e seus exames. Entretanto, esses sintomas podem sim ter sido provocados por intoxicação pelos solventes da tinta. Em geral, as pessoas adultas e jovens se recuperam bem de uma crise de intoxicação aguda, mas se ele trabalha há longo tempo com esse tipo de pintura sem a proteção necessária, ele pode sim ter falecido em decorrência da intoxicação crônica.

        Curtir

  51. Katia disse:

    Prezada Iriamstar,
    Fiquei feliz em ver que você continua respondendo as dúvidas desde 2016!
    Tenho uma preocupação, talvez possa me ajudar com seu conhecimento.
    A base plástica do liquidificador trincou, foi soldada a quente, lixada e pintada com tinta preta para microondas.
    Eu gostaria de saber se é seguro usar a peça para liquidificar alimentos.
    Ainda não o usei porque meu instinto diz que é perigoso.
    Poderia me ajudar?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Kátia.
      Sinceramente não sei se é seguro. A tinta do microondas não entra em contato direto com os alimentos e, pelo sim, pelo não, uso uma tampa quando vou aquecer algum alimento nele (Não é uma tampa que veda a vasilha, mas apenas a cobre). E nunca uso vasilhame de plástico no microondas, pois isso também pode contaminar os alimentos com Bisfenol A e sabe-se lá o que mais. Só uso vidro. Aliás, também só uso vidro para guardar alimentos na geladeira e no armário.

      Curtir

  52. Mariana disse:

    Muito obrigada pelas informações! Sou ilustradora e gostaria de saber se os marcadores (canetas hidrocor) também são tóxicos e/ou potenciais causadores de alergias. Novamente muito obrigada por compartilhar tantos conhecimentos importantes para nossa saúde e pela generosidade de seguir respondendos as dúvidas! Abraços

    Curtir

    • Mariana disse:

      Desculpa, deixei a pergunta incompleta. Queria sabere dos marcadores tanto hidrocor quantos os à base de álcool

      Curtir

      • iriamstar disse:

        Em geral as canetas são bastante seguras, desde que não as use em seu próprio corpo. Eu nunca vi ninguém ter uma crise alérgica por causa dessas canetas, mas existe essa possibilidade. A alergia ainda é uma doença que nos surpreende. Como o álcool é altamente volátil, é possível que alguém muito sensível possa ter alergia usando essas canetas, mas não sou alergista. Então, não saberia lhe dizer até que ponto isso ocorre.

        Curtir

  53. Jéssica disse:

    Boa noite!

    Meu nome é Jéssica e estou desenvolvendo trabalhos artesanais em pecas de barro, como vasos e filtro de barro no caso, uso somente a tinta pva, sendo o filtro permeável isso seria um problema?
    Procuro sempre deixar as pinturas vazadas, valorizando a cor do próprio.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Jéssica,
      Nenhuma tinta deve ser aplicada no filtro de barro, caso ele seja usado para armazenar água para consumo.
      Existe sim o risco de contaminação.
      Outra pessoa já me perguntou isso. Há muitas informações interessantes nos posts.
      Abraços.

      Curtir

  54. mariana disse:

    ola! preciso fazer uma pintura em tela com os pés, pintar os pés para pintar a tela, você teria alguma recomendação de tinta que possa entrar em contato com a pele e que fixe bem na tela?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Mariana,
      Não sei lhe indicar uma tinta, mas há algumas marcas que são próprias para pintar o corpo (usadas no teatro). Há guaches atóxicos, mas estes pigmentos costumam ser instáveis.
      A dica é verificar os componentes da tinta no rótulo e pesquisar a toxicidade deles na internet. As boas marcas também informam a estabilidade da cor.
      Abraços.

      Curtir

  55. Kesia Soares disse:

    Olá! Trabalho com brinquedos em feltro e eva. Uso giz pastel oleoso para fazer detalhes nas peças. Com excessão de crianças com idade de colocar as peças na boca, o giz pastel nas peças pode ser tóxico para as crianças manipular? E no caso das tintas de tecido ou acrílicas? As vezes faço alguns detalhes nas peças também. Depois da tinta secar nas peças pode prejudicar as crianças?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Kesia.
      É preciso ver os componentes do seu giz na embalagem: o pigmento, o aglutinante… Em geral o giz pastel não tem boa fixação. Não sei se você usa algum fixador, mas seria o caso de usar. A tinta acrílica seca é mais inócua, pois boa parte dos componentes voláteis do solvente já evaporou. Em geral, a intoxicação por tintas se dá pelo contato prolongado e repetido, como é o caso de pintores e artistas plásticos. Contatos fortuitos não costumam causar danos, a não ser nos casos de alergia.

      Curtir

  56. Sueli costa disse:

    Boa noite. Sabe me dizer se a inalação de alguma tinta para fábricas , do tipo de pintar paredes, por mais ou menos 3 horas, pode causar fibrose, endurecimento ou falha pulmonar dentro de aproximadamente 20 dias?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Sueli.
      Em geral, os problemas pulmonares crônicos ou graves por inalação de produtos voláteis ou tóxicos, em geral, ocorrem após anos de exposição quase diária ao elemento tóxico.
      Crises agudas de insuficiência pulmonar podem ser provocadas por exposição curta a produtos voláteis tóxicos, mas em pessoas que são alérgicas ou que já têm uma doença pulmonar crônica prévia.
      Abraços.

      Curtir

  57. jackson disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber se a tinta em pó e prejudicial? pois tenho um vizinho que tem uma metalúrgica e usa este tipo de tinta. E depois que viemos morar aqui todos passamos a ter problemas para respirar como: renite, sinusite, nariz trancado o tempo todo, etc.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa tarde, Jackson.
      Sim, tinta em pó é tóxica. Mas isso não significa que a fábrica seja responsável pelos seus problemas respiratórios. É preciso fazer uma avaliação criteriosa do manejo dos produtos químicos e da destinação de resíduos que a fábrica faz. Para isso é preciso fazer uma queixa e um pedido de auditoria na fábrica. Não sei lhe dizer em qual órgão público você poderia fazer essa petição. Talvez pudesse tentar a vigilância sanitária.

      Curtir

  58. Evanildo Coutinho disse:

    Olá, gostei muito do assunto, mas, fiquei um pouco preocupado, sou artista plástico desde 2007, trabalho com tinta acrílica e PVA, que até ver este artigo, achava que não eram tóxicas, não prejudicava a saúde, por isso não uso nenhuma proteção; máscaras, luvas, o único cuidado que tenho é pintar em lugar ventilado, será que de alguma forma minha saúde está prejudicada? tenho 53 anos de idade.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Evanildo.
      Trabalhar em local ventilado já é uma boa maneira de evitar problemas com a toxicidade das tintas. Evitar o contato da tinta com a pele também. Para isso, basta não tocar nelas e se lavar quando acontecer algum incidente. Uma máscara comum também não adianta muito se trabalha em local fechado e durante muitas horas, diariamente. É preciso uma máscara especial, com produtos químicos que retenham os gases. Mas esse cuidado é desnecessário se local é ventilado.
      Então, continue produzindo suas obras com tranquilidade.

      Curtir

  59. Nina disse:

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho esclarecedor. Tenho uma pergunta. Moro em um apartamento kitnet com um cachorro. Procurei informações sobre as tintas menos agressivas e menos tóxicas. As informações que o seu blog fornecem são muito úteis, porém gostaria de saber qual seria a melhor opção de tinta para pintar quadros em um ambiente arejado, mas que tem um pet ( tinta a óleo solúvel em água, tinta a óleo normal ou acrílico). A minha preocupação é a sensibilidade do cachorro. Desde já agradeço pelo auxílio.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Nina,
      Obrigada pelas considerações.
      Se o ambiente é arejado, só precisa se preocupar em não sujar a pele com as tintas e solventes, mesmo com o pet.
      Não é possível que uma tinta a óleo seja solúvel em água. Existem algumas tintas sintéticas que imitam a tinta a óleo.
      Se optar pela tinta a óleo, não use solventes inorgânicos para limpar seus pincéis. Use água e sabão e deixe-os embebidos no óleo de linhaça.

      Curtir

  60. Gabriel disse:

    Olá, boa tarde! Obrigado pelas informações. Gostaria de saber se, no caso de uma tinta utilizada para pintar um tecido, o contato com a peça tingida (após a secagem) pode oferecer algum potencial tóxico. Obrigado!

    Curtir

  61. Margarida Santos disse:

    Desde q comecei a pintar telas, primeiro a acrilico e depois a oleo usando terbentina para limpeza do material passei a ter frequentemente o interior das narinas com feridas e bastante prurido em redor de todo o nariz. Verifiquei, pelo seu artigo que pode, afinal, ser uma consequência pois pinto numa sala pequena e sem grande ventilação.
    Obrigada pela informação.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Margarida,
      Fico feliz em saber que meu artigo tem sido útil.
      Evite o uso da terebentina. lave os pincéis com água e sabão, seque-os bem e deixe-os embebidos em óleo de linhaça. É fundamental que o ambiente seja bem ventilado.

      Curtir

  62. Andréia dos Santos disse:

    Olá, tudo bem?
    O que nos diz a respeito de um filtro de barro pintado com tinta PVA para artesanato? O fabricante diz que ela é solúvel em água e é atóxica… tenho dúvidas!!!
    Grata pela atenção!!!
    😀

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Boa tarde, Adréia.
      O filtro de barro original é perfeito: mantém a água fresquinha e limpa. A tinta, vai impedir o barro de “respirar” e vai prejudicar a qualidade da água. Ela vai ficar mais quente. A tinta, mesmo solúvel em água, contém outros componentes que contaminam a água: o pigmento e o aglutinante. Portanto, o filtro não deve ser pintado. Outra pessoa já fez essa mesma pergunta aqui. seria interessante dar uma lida nas perguntas e respostas desse post.
      Espero ter ajudado.

      Curtir

  63. isa disse:

    olá! tenho 15 anos e comecei um curso de pintura em tela com a utilização da tinta a óleo, super animada com o curso nem pesquisei sobre a tinta, tive muito contato da tinta com a pele (bastante mesmo), no curso não consegui sentir tanto o cheiro da tinta nem do solvente mas em casa acabei inalando para saber o cheiro de ambos, e em casa sempre após uma hora ou até bem menos de pintura a dor de cabeça e o enjoo me faziam parar de pintar, tenho que pintar uma tela mas depois de muitas pesquisas fiquei com bastante medo e receio da tinta por descobrir o quão tóxica é, o que faço em relação a isso?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada ISA,
      Se ler o artigo que escrevi, verá que não é necessário usar o solvente. Basta deixar os pincéis no óleo de linhaça. Para limpá-los, use sabão e água (e luvas).
      Cuide para não sujar a pele com a tinta. Se ocorrer, lave-a com água e sabão e use um creme hidratante. O local onde trabalhar precisa ser bem ventilado.
      Leia o artigo para saber mais detalhes.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  64. Débora disse:

    Olá Iriam. Muito esclarecedor seu artigo, mas estou com dúvidas se posso continuar pintando tecido estando gestante? Na embalagem da tinta acrílica diz não tóxica, mas lendo seu artigo, fiquei com medo.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Débora. Não precisa ter medo. Pode pintar seus tecidos com tranquilidade. Basta evitar sujar a pele com a tinta e trabalhar em ambiente ventilado. E se sujar, lave em água corrente. Atualmente, poucos profissionais precisam se preocupar com esse tipo de intoxicação.
      Abraços.

      Curtir

  65. Cecile Follet disse:

    Boa tarde, tem um projeto de pintar caixas d’água com tinta spray. Há risco de algum produto tóxico migrar pelo plástico até a água?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Cecile,
      Não aconselho a pintar a caixa d’água. Se ela for de concreto, há materiais adequados para fazer sua manutenção. Nunca use tinta em depósitos de água.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Curtir

  66. Carina disse:

    Olá, trabalho em uma empresa e utilizo uma sala de reunião por cerca de 1 hora todos os dias. Essa sala foi pintada há três meses com tinta óleo e mesmo depois desse tempo o cheiro ainda é forte. Mesmo depois de todo esse tempo, o cheiro ainda é prejudicial? obs: estou gestante de seis meses.

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Prezada Carina,
      Não é o cheiro que é prejudicial. Ele apenas indica que os componentes voláteis da tinta ainda estão sendo liberados em quantidade suficiente para que sinta o cheiro. Em geral o cheiro pode ser sentido por meses, dependendo da qualidade da tinta utilizada, mas isso não costuma gerar problemas de saúde, exceto para pessoas muito alérgicas ou hipersensíveis a esses produtos químicos.

      Curtir

  67. Doralice disse:

    Olá trabalho com restauração de porcelana, h 30 anos, uso verniz acrílico, tinta poliéster e solventes, uso com pistola de ar comprimido, a tinta é solvente é muito volatil, qual o EPI para esse tipo de produto? Obrigada

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá, Doralice. Veja que sou médica e artista plástica. Não conheço os EPI disponíveis na praça. Seria bom você consultar uma loja especializada. Enquanto não compra uma máscara com filtro adequado, use uma máscara comum, avental de mangas compridas, luvas, touca e óculos protetor.
      Abraços.

      Curtir

  68. Jeanne disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual tinta eu usaria para brinquedos de aves em madeira que no caso seriam bicados e destruídos pelos animais, qual tinta posso usar que não seja o corante alimentício? Seria o mesmo princípio de uso com brinquedos de criança?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Bom dia, Jeanne. Não sou especialista em tintas, mas sei que pássaros são muito sensíveis a produtos químicos em geral.
      Eu recomendo não pintar nem envernizar peças de madeira destinadas a recipientes de alimentos para aves. E veja que a madeira comprada no varejo é tratada com inseticida, de modo que recomendo o uso de madeira virgem, recolhida na natureza ou bambu.

      Curtir

  69. Nathalia disse:

    Boa noite, posso pintar armação de óculos com tinta acrílica acrilex brilhosa? As tintas só sai tóxicas durante a secagem ?

    Curtir

    • iriamstar disse:

      Olá Nathalia. Pode pintar sim, mas já lhe adianto que isso não vai durar muito. Ele vai descascar. Essa tinta não tem boa aderência a superfícies lisas.

      Curtir

Deixe um comentário