O Artista na Grécia Antiga

Pensam que só nossa sociedade moderna não considera o Ilustrador como profissional? Os artistas não eram vistos com bons olhos desde a antiguidade Clássica e os ofícios de pintor e artífice eram considerados inferiores. Os desenhos de figuras humanas eram vistos como idolatria em algumas religiões e, portanto, proibidos.

vaso-grecia-antiga

Pintor de vasos e ajudantes coroados por Atena e Vitórias. (Hydra ática de figuras vermelhas – 450 a.C.). Montagem fotográfica¹.

Os gregos foram os primeiros a redigir extensas notícias acerca de artistas e estes testemunhos chegaram até nós através dos romanos que os coligiram. Apesar de se ter identificado alguns artistas e monumentos célebres, muitos textos fazem referência a trabalhos dos quais não existem vestígios e outros, considerados obras-primas, sequer são mencionados. A importância que os gregos davam a seus artistas está estampada em uma pintura cerâmica arcaica, datada de 450 a.c., na qual a Deusa Atena, acompanhada por duas vitórias, coloca coroas de louro num pintor de vasos e nos seus ajudantes. A cena inclui um ajudante do sexo feminino, a representação mais antiga que se conhece de uma artista. Supõe-se que pertença a uma oficina familiar. A partir do século VI, os melhores vasos eram assinados por seus autores, o que sustenta a hipótese de que eles poderiam ganhar fama com seu estilo pessoal.

Quer saber mais? Então adquira o e-book História da ilustração científica: O ensino da medicina.

https://eiseditora.com.br/loja/

1 – JANSON, H. W., História da Arte, 3ª edição, 1986. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

eis-editora


 

Anúncios

Sobre iriamstar

Sou ilustradora médica há mais de 30 anos. Formada em medicina com residência em cirurgia geral. Também formada em Artes Plásticas, além da pós-graduação em administração pública. Amo tudo que faço.
Esse post foi publicado em História, History, Ilustração Científica e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s